sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Treinando Muay Thai na academia

Aprenda uma técnica de defesa pessoal e ganhe, ao mesmo tempo, um corpo perfeito


        Com origem na Tailândia há dois mil anos, o Muay Thai é a arte marcial pela qual o velho Boxe Tailandês é tratado. É procurado nas academias para exercitar a defesa pessoal e também para manter a boa forma.  Entre as artes marciais, o Muay Thai vem sendo considerado o "queridinho" das academias, pois oferece uma combinação perfeita - a sequência de socos, chutes, joelhadas e cotoveladas ajuda o praticante a ganhar força, agilidade, equilíbrio e principalmente "secar". A prática frequente e intensa do esporte pode queimar até 1000 calorias. 
      Para obter resultados, os especialistas afirmam que é preciso frequentar pelo menos 3 aulas por semana. Apesar de puxadas, elas podem ser feitas por pessoas de todas as idades. " Em dois meses, a pessoa já adquiri o condicionamento físico necessário. Em quatro meses, já conhece movimentos básicos. Em seis, pode subir no ringue", diz Ivan Batista, professor e diretor da federação Paulista de Muay Thai.
      Apesar da pancadaria, as aulas costumam ser muito bem frequentadas pelo público feminino. Aí está outro bom motivo incentivador para fazer Boxe Tailandês. " Procurei o Muay Thai porque estava cansada só de correria e musculação. Tem aulas com quatro mulheres para cada homem" diz a aluna Fabiana Maggini, 30 anos, praticante da luta há dois anos.  Tayana Dantas, 20, também pratica a luta e relata. "Não gosto de malhar; acho monótono. E monotonia é o que menos tem nas aulas de Muay Thai."
      O treino é feito em "sacos de pancadas", que segura chutes e joelhadas, em "manoplas", para segurar os socos e em "Teto-Solo", um elástico com bola no meio para executar alguns dos socos. Além de trabalhar os membros superiores, inferiores e também o abdômen, estimulando a perda de peso e o aprendizado de uma técnica para defesa pessoal, outra grande motivo de sua popularização é o MMA. Vários nomes de destaque são praticantes de Muay Thai - como é o caso do brasileiro Alex Cobra.
      Aqui no Rio de janeiro existe o Beto Padilha Team, no qual eu tentei fazer parte, mas o tempo não deixou, é uma equipe muito bem qualificada. O Sansei Beto é um grande professor. Ele foi professor de Muay Thai da minha esposa por anos e ela só têm elogios para as aulas do Professor Beto Padilha.




Fonte: Jornal Rj Sports do dia 16/08/2011, pág 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário